Em 2016, o número combinado de usuários de celulares e tablets finalmente superou o número de usuários de computadores em todo o mundo. E a tendência hoje não mostra sinais de parada.
Esse fato significa que é essencial que os desenvolvedores da Web garantam que as pessoas em telas de todos os tamanhos tenham uma boa experiência do usuário e, portanto, tenham mais chances de converter. Os proprietários de sites podem usar um design responsivo, ter que criar duas ou três versões de um site ou criar aplicativos de negócios para oferecer uma boa experiência ao usuário em todos os dispositivos.
Desde 2015, ter um site que não seja compatível com dispositivos móveis afeta a classificação do Google em pesquisas para dispositivos móveis . E agora temos a primeira indexação móvel, que analisa exclusivamente a experiência do site para dispositivos móveis. Portanto, fica claro que otimizar a compatibilidade com dispositivos móveis é o caminho a seguir.
Os visitantes que usam um smartphone para navegar em um site que não é compatível com dispositivos móveis irão, em média:
Gaste menos tempo navegando no site (os usuários de smartphones são rápidos em desistir de um site ruim)
Ter menos probabilidade de realizar qualquer ação desejável (como fazer uma compra ou ligar para um número de telefone)
Ter maior probabilidade de voltar aos resultados do mecanismo de pesquisa (para visitar outro site)
É realmente importante observar de perto como os usuários de celulares e tablets interagem com o site, para descobrir se há alguma preocupação significativa que precise ser tratada. Felizmente, o Google Analytics tem a capacidade de separar o tráfego de computadores, dispositivos móveis e tablets para que você possa analisar estatísticas importantes assim que o rastreamento de análise estiver configurado corretamente .
Comparando o tráfego de celular x tablet x computador
No Google Analytics, você pode ver uma visão geral das diferentes categorias de dispositivos acessando a guia " Relatórios " e, em seguida: Audiência> Celular> Visão geral
No relatório de visão geral sobre dispositivos móveis, você poderá ver como o desempenho do tráfego de dispositivos móveis versus tablets se compara ao desempenho do computador. A maneira típica de se manifestar com frequência é que os celulares e tablets tendem a receber um grande volume de tráfego, mas tendem a se converter a uma taxa mais baixa. Obviamente, cada site varia enormemente em seu detalhamento, portanto você terá que fazer essa análise por conta própria.
Relatório de gráfico de pizza
A maneira mais rápida de ver estatísticas úteis é clicar no pequeno ícone do gráfico de pizza no lado direito. Aqui você pode ver um detalhamento visual da proporção de sessões, conclusões de meta ou receita provenientes de cada origem. A principal coisa que você procura aqui é se a distribuição muda bastante entre cada métrica. No exemplo abaixo, podemos ver que o Desktop contribui com 63% de toda a receita de apenas 47% das sessões. Claramente, o desempenho da área de trabalho não é um problema.
relatório de gráfico de pizza
metas atingidas
receita
A ferramenta de gráfico de pizza é ótima para dar uma rápida olhada de onde tudo está vindo. No entanto, se você deseja fazer alterações reais, pode ser muito útil quantificar o desempenho do Mobile em comparação ao Tablet, por exemplo. É aqui que a ferramenta de comparação entra.
Relatório de comparação
Ele mostra o desempenho de uma métrica em comparação com a média do site, o que permite destacar os melhores e os piores casos. Isso é mais útil ao exibir uma métrica de desempenho por sessão, como a taxa de conversão de comércio eletrônico ou a duração média da sessão:
relatório de comparação
taxa de conversão de comércio eletrônico
Em vez de simplesmente medir o volume de usuários. Isso permite comparar a eficiência com que seu site se comunica com cada usuário (em média). Isso permite que você diga com confiança que “ para cada 100 usuários móveis, temos pouco mais de 2 vendas, mas para cada 100 usuários de desktop ou laptop, quase o dobro! ”Como mostrado no exemplo acima. Para a maioria dos sites, o número de visitantes em diferentes dispositivos não é tão importante quanto a conversão. Em particular, este relatório é incrivelmente útil em publicidade paga. Isso ocorre porque ele pode informar diretamente os Ajustes do dispositivo que a maioria das plataformas possui.
Essa mesma opção de relatório de comparação pode ser usada para muitos relatórios úteis no Google Analytics e vale a pena brincar.
Criando relatórios de dispositivos personalizados
Se você estiver se sentindo particularmente aventureiro, poderá segmentar ainda mais o tráfego para celular no Google Analytics usando um relatório personalizado na guia " Personalização " (ou "Personalização") na parte superior do Google Analytics. O exemplo abaixo mostra apenas o tráfego orgânico (SEO) para usuários móveis que acessam a página inicial [ link de atalho para o relatório personalizado ]:
relatório de dispositivo personalizado
Relatórios personalizados podem ser usados para aprofundar os dados de várias maneiras úteis. Por exemplo, você pode ver o desempenho do tráfego para celular em diferentes páginas de destino ou campanhas.
A aparência, a sensação e a maneira como as pessoas interagem com os sites no celular x tablet x computador podem ser muito diferentes. Os três tipos de dispositivos são usados em lugares diferentes e em momentos diferentes. Por exemplo, um usuário de celular pode estar visualizando rapidamente um site enquanto está em transporte público. Enquanto isso, o usuário do tablet pode navegar casualmente em um site enquanto assiste televisão em casa simultaneamente. Portanto, revisar o máximo possível pode fornecer informações reais.
Melhorando o desempenho de dispositivos móveis e tablets
Se você melhorar o desempenho de dispositivos móveis e tablets, poderá aumentar consideravelmente o número de conversões em geral. Devido ao alto volume desse tráfego, mesmo que você faça apenas pequenos ajustes, ele pode ter grandes efeitos. As principais considerações são tentar garantir que os visitantes permaneçam no site por mais tempo ou que achem mais fácil executar a ação desejada, como uma ligação, inscrição ou venda.
Certas áreas de um site podem não funcionar corretamente em dispositivos móveis ou tablets devido a vários motivos, como:
Widgets não suportados em um dispositivo móvel (por exemplo, players de vídeo Flash não funcionam em iPhones)
Pop-ups não clicáveis que impedem que um site seja usado em uma tela pequena ( intersticiais para dispositivos móveis indiscretos )
Minúsculos links de texto ou imagens de botões que não podem ser selecionados facilmente em uma tela sensível ao toque ( má experiência do usuário móvel )
Elementos do site se sobrepondo (conteúdo oculto ou não clicável)
A maioria dos sites tem mais de 50% do tráfego combinado de celulares e tablets. Portanto, é de vital importância que você obtenha o celular certo, identificando onde as melhorias podem ser feitas. Para obter as melhores melhorias, compare as métricas, como a taxa de conversão de diferentes dispositivos, antes e depois da alteração, usando o software de teste dividido, como Google Optimize , Visual Website Optimizer ou Optimizely :
Melhorando o desempenho de dispositivos móveis e tablets
Testando melhorias
Um ótimo teste é simplesmente escolher diferentes smartphones ou tablets e fazer um teste completo no site em cada dispositivo. Você ficaria surpreso com quantos proprietários de sites nunca experimentaram esse método simples!
Um teste ainda melhor é assistir uma pessoa real tentar executar uma tarefa em seu site sem ajudá-la. Defina-os em uma tarefa e anote onde ficaram presos. Por fim, peça que eles conversem com você sobre o processo para identificar quaisquer problemas. Se você não encontrar pessoas reais por perto, existem serviços úteis como o Hotjar. O Hotjar permite gravar visitas em seu site para que você possa ver como eles navegam no site e onde encontram problemas.
Sempre há uma troca entre bom design visual e usabilidade, especialmente quando se trata de dispositivos móveis. Se você quiser ajudar a otimizar seu site para celular, nossa equipe de CRO obteve vários sucessos, sobre os quais você pode ler aqui.
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