No entanto, uma experiência ruim com um formulário on-line pode solicitar que os usuários abandonem completamente uma tarefa e acessem outro site.
Com o uso cada vez maior de sites para celular e a recente atualização do algoritmo de classificação otimizada para celular do Google , a criação de formulários fáceis de usar para dispositivos móveis é mais vital do que nunca. Tenho certeza de que todos nós podemos nos sentir extremamente frustrados ao tentar preencher um formulário em nosso telefone que simplesmente não é utilizável nesse dispositivo!
Aqui estão nossas principais dicas para criar formulários on-line fáceis de usar para computadores e dispositivos móveis, para evitar a perda de qualquer um de seus clientes em potencial no último obstáculo do processo de conversão:
1. Layout
Pode parecer óbvio, mas o uso de um layout limpo e simples para o seu formulário on-line tornará a jornada do cliente o mais suave possível e incentivará mais pessoas a preencher todas as informações. Os layouts verticais, como este exemplo da House of Fraser, são mais fáceis de usar:
casa-de-fraser-online-form
Mas os layouts horizontais também podem funcionar, como neste exemplo da Travel Republic:
travel-republic-online-form
A chave é mantê-lo simples e usar o menor número possível de campos para capturar as informações necessárias.
Para usuários móveis, isso é particularmente importante. É muito mais provável que os usuários abandonem o formulário se demorar muito para concluir.
A Starbucks tem um bom exemplo de um formulário limpo, simples e vertical para criar uma conta no site para celular:
starbucks-online-form
Remover qualquer uma das opções normais de navegação do seu formulário online também ajudará a mantê-lo limpo e simples. Por exemplo, Fortnum e Mason removeram o menu na parte superior da página e o substituíram por um banner 'Secure Checkout' na página de opções de checkout:
fortnum-and-mason-online-form
Isso não apenas mantém o formulário limpo, como também evita que os usuários retornem a outras partes do site depois de iniciarem o processo de conversão. Ter uma opção de checkout de convidado também é recomendado para sites de comércio eletrônico, como a Fortnum e a Mason forneceram. Os usuários podem ficar relutantes em fornecer todos os seus dados pessoais para criar uma conta ao fazer uma compra rápida.
2. Etiquetas de campo e métodos de entrada
É importante que os campos obrigatórios sejam claramente rotulados. Use rótulos óbvios e reconhecíveis para evitar erros de entrada que possam levar o usuário a abandonar o formulário. Se necessário, inclua uma explicação do campo para evitar qualquer confusão. A OK Magazine tem um exemplo disso no campo "Nome da tela" no formulário de registro on-line:
ok-magazine-online-form
Pense no método de entrada mais adequado para usar em cada campo. Existem vários tipos:
Campos de digitação
Caixas de seleção
Botões
Calendários
Menus suspensos
Na maioria dos casos, provavelmente será óbvio qual método seria o melhor. No entanto, quando se trata de formulários móveis, é melhor evitar alguns métodos. Por exemplo, o WWF possui este formulário em seu site móvel, o que apresenta alguns problemas para os usuários:
wwf-online-form
Os botões Sim / Não são sem dúvida pequenos demais para serem selecionados facilmente com a ponta do dedo. Além disso, a caixa de seleção "Este é um presente" na seção azul é quase completamente obscurecida. Este formulário seria frustrante ao tentar preencher em um dispositivo móvel.
A Expedia, por outro lado, garante que seu método de entrada de calendário seja grande o suficiente para dispositivos móveis:
expedia-online-form
3. Mapeie o processo
Se você achar que seu formulário on-line está ficando muito longo, não tenha medo de dividi-lo em várias páginas para dividir os usuários. A chave para fazer isso é gerenciar as expectativas do usuário, mapeando o processo para ele desde o início.
O Confused.com tem um ótimo exemplo disso, com os diferentes estágios claramente numerados na parte superior da página:
confused.com-online-form
O site do Times apresenta as diferentes etapas do formulário em um formato ligeiramente diferente. Esta é a primeira página do formulário a se inscrever em uma conta online:
the-times-online-form
Se rolarmos para baixo, podemos ver os próximos passos:
the-times-online-form2
Se o comprimento do formulário estiver claro para os usuários desde o início, eles poderão tomar uma decisão informada sobre se têm tempo suficiente para concluí-lo ou se devem voltar mais tarde. Isso evitará um problema geralmente associado a formulários mais longos, nos quais os usuários começam a preencher o formulário, apenas para ficar frustrados com o tamanho e abandonar a tarefa.
4. Seja útil
Semelhante ao exemplo anterior da OK Magazine, o Barclaycard tem um exemplo mais detalhado de explicar exatamente quais informações eles precisam no formulário de login bancário on-line:
barclaycard-online-form
O Barclaycard não apenas explica quais informações eles precisam, mas também fornece ao usuário opções quanto ao tipo de informação que pode inserir. Isso seria útil, por exemplo, se você não conseguisse se lembrar do seu nome de usuário ou número de identificação, mas tivesse o seu cartão com você e pudesse inserir esse número.
Eles também fornecem opções 'Esquecidas' para os dois campos. Isso é esperado como padrão nos formulários de login online agora, mas vale a pena notar, pois pode ser muito frustrante se essas opções não estiverem disponíveis.
Outra maneira de ajudar os usuários é ser honesto sobre o que você está fazendo com as informações. A Virgin Active faz isso em seu formulário de consulta on-line:
formulário online ativo-virgem
A “promessa da Virgin de usar apenas o seu número para ligar de volta”, embora não cubra o que eles pretendem fazer com o seu endereço de e-mail, oferece alguma garantia ao usuário.
Ajude seus usuários a saber que eles preencheram cada campo corretamente sem erros antes de clicar no botão 'continuar' ou 'enviar', com símbolos após o preenchimento de cada caixa. A Very tem um exemplo disso em seu formulário de registro on-line, usando tiques verdes e cruzes vermelhas:
formulário muito online
Se houver erros, marque-os claramente ao lado do campo relevante, talvez com uma explicação do que é necessário, se necessário. Dessa forma, os usuários podem ter certeza de que o formulário será aceito no primeiro clique.
5. Sempre teste!
Ao criar qualquer formulário online, sempre teste-o em todos os dispositivos possíveis antes de iniciá-lo. Preencha o formulário da maneira que puder para garantir que todos os campos funcionem.
Os formulários online são ferramentas valiosas para o seu site. Seja para capturar dados, processar uma venda ou receber uma consulta, você precisará de um formulário para concluir a conversão.
A essa altura, você já fez a maior parte do trabalho árduo para incentivar os visitantes a comprar / se inscrever / registrar etc. Certifique-se de não deixar algo tão simples quanto um formulário on-line impedir a conversão tão importante!
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