sábado, 18 de julho de 2020

Como aplicar o modelo AIDA ao marketing digital

Aprenda o que passa pela mente de um cliente em potencial durante a jornada do comprador, aplicando o modelo AIDA ao seu marketing.

Atualmente, não há escassez de marcas que disputam atenção, o que significa que alcançar seus clientes em potencial pode ser particularmente desafiador.

Se você é novo no marketing digital, muitos se perguntam por onde começar. Como você pode ser notado em meio a toda a concorrência online?

Bem, os princípios básicos do marketing permanecem os mesmos, esteja você online ou offline. O modelo de marketing de longa data conhecido como modelo AIDA pode ajudar a orientar suas atividades de marketing digital e obter clientes em potencial para comprar de você.

Qual é o modelo AIDA?
O modelo de marketing da AIDA descreve os estágios pelos quais o comprador passa ao decidir se deve fazer uma compra.

É um acrônimo que significa:

Atenção - chamar a atenção do seu cliente em potencial para que ele fique ciente da sua marca.

Interesse - Criando um interesse em seu produto ou serviço para que eles desejem descobrir mais.

Desejo - estimulando o desejo de comprar de você, em vez de um concorrente seu.

Ação - Fazer com que eles interajam diretamente com seu produto ou serviço e comprem de você.

Tradicionalmente, a aplicação do modelo envolvia estratégias como publicidade no rádio ou na televisão, distribuição de folhetos ou cupons de desconto. Atualmente, a publicidade on-line oferece muito mais oportunidades para alcançar clientes em potencial. Muitas vezes, essas novas táticas permitem que as empresas falem diretamente com seus clientes em plataformas como a mídia social.

Aqui estão apenas algumas das táticas que você pode usar ao aplicar o modelo AIDA em suas atividades de marketing digital.

Atenção
O primeiro passo no AIDA é obter a atenção do seu cliente em potencial.

Ter uma forte presença online é vital para as empresas hoje em dia, porque muitas jornadas de compras começam na web. Portanto, é aqui que você deseja obter a atenção deles.

Por exemplo, alguém que deseja decorar sua casa pode começar procurando inspiração em um site de mídia social ou pode recorrer ao Google para procurar idéias.

Você deseja que os clientes encontrem seu site quando pesquisarem informações relevantes para sua marca on-line. Portanto, vale a pena investir tempo na implementação das melhores práticas de SEO para que você apareça nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa.

Incluir as informações corretas quando sua empresa aparecer nos SERPs é crucial. Por exemplo, incluir avaliações e informações do Google, como horários e endereço de abertura em pesquisas locais, pode ajudar você a se destacar.

Exemplo de pesquisa do Google
Outra maneira de aumentar a conscientização da sua marca é usar a publicidade paga por clique para que você possa aparecer na parte superior das páginas de resultados de pesquisa. Isso aumentará sua visibilidade mesmo se os usuários não clicarem no seu anúncio imediatamente. Da mesma forma, a publicidade social paga pode aumentar a conscientização da sua marca.

Também vale a pena ter uma estratégia de divulgação de mídia social e relações públicas digitais para que você seja notado nos sites que seus clientes já visitam.

Em suma, chamar a atenção de seus clientes on-line é um caso de ser visto no lugar certo, na hora certa.

Interesse
Quando os clientes estiverem cientes da sua marca, você deseja despertar o interesse deles. O segundo passo no AIDA é servir a eles informações úteis e interessantes.

Nesta fase, você ainda está conquistando a confiança do cliente e com o objetivo de mostrar por que você é relevante para ele.

Agora não é a hora da venda difícil. Pelo contrário, é realmente claro como você pode ajudá-los. Para fazer isso com sucesso, você precisa de um entendimento claro das necessidades típicas de seus clientes. Responda a quaisquer perguntas que possam ter nesta fase e deixe claro como seu produto ou serviço é único.

Diagrama do ROI do conteúdo
Conteúdo como e-books e webinars são tipos úteis de conteúdo a serem criados para esse estágio, principalmente para o marketing B2B. O conteúdo que oferece dicas para resolver os problemas que eles têm funciona bem nesse estágio.

Conteúdo instigante que mostre sua experiência de maneira envolvente também pode ajudar você a manter o interesse deles. Isso pode ser feito através de postagens no blog. Quando bem feito, isso pode realmente ajudar a estabelecer uma conexão entre o cliente e sua marca.

Desejo
Portanto, agora que você os interessou por sua marca, não quer que eles se esqueçam de você ou que decidam ir para outro lugar. Na terceira etapa do AIDA, você deseja transformar esse interesse em sua marca em um desejo de comprar o que está oferecendo.

Uma boa maneira de sustentar e aproveitar o interesse deles é fazer com que eles assinem seu boletim informativo e depois enviem conteúdo oportuno e relevante por email.

Se eles estiverem interessados ​​o suficiente para segui-lo nas mídias sociais, use o canal para mostrar o que seu produto ou serviço pode fazer por eles.

Isso pode ser feito através do compartilhamento de conteúdo gerado pelo usuário. Ver o que sua marca está fazendo por outras pessoas pode ajudar a criar o desejo de comprar de você, para que elas experimentem o mesmo.

Revisões, estudos de caso e depoimentos também podem ajudar a criar desejo. Ouvir diretamente de seus clientes existentes pode ser incrivelmente persuasivo quando os compradores ainda consideram se você é o melhor para eles.

Açao
O último obstáculo na AIDA a superar é conseguir que seus novos clientes em potencial comprem de você. É aqui que você precisa ser direto e facilitar a ação deles.

Não faça o cliente trabalhar duro nesse estágio, porque você ainda pode perdê-lo. Por exemplo, se seu processo de checkout for desajeitado, certifique-se de corrigi-lo. Você ainda pode enfrentar um concorrente nesse estágio e, se ele facilitar o processo de compra, por exemplo, oferecendo métodos de pagamento mais convenientes, estará em desvantagem.

Chamadas à ação bem escritas, visualmente atraentes e se destacam em sua página da web são a chave para fazer com que os clientes finalmente se convertam. Isso pode ser feito na forma de uma avaliação gratuita, de uma demonstração ou de um desconto.

Exemplo de um bom CTA
Um bom plano de ação deve usar palavras que:

Informe ao cliente qual o valor que ele está recebendo imediatamente, como "Trabalhe em qualquer lugar"
Use palavras ativas persuasivas como "comprar", "ingressar", "pedir" e "grátis"
Resolva qualquer dúvida, incluindo a micro cópia de suporte, como "cancelar a qualquer momento"
Crie um senso de urgência com uma microcópia, como "a oferta termina no domingo"
A mensagem leve para casa
O uso do marketing digital oferece muito mais oportunidades para alcançar seus clientes em potencial. As táticas podem ser diferentes da publicidade tradicional, mas os princípios subjacentes são os mesmos.

Descubra como podemos ajudá-lo a montar uma estratégia eficaz de marketing digital para o seu negócio.

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